Atualize seu navegador!
Quem Somos

       

 

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Belo Horizonte - APAE-BH é uma organização social sem fins econômicos, formada por pais, amigos e pessoas com deficiência intelectual e múltipla que, unidos por objetivos comuns, buscam construir uma sociedade mais justa e igualitária.

 

Fundada em 15 de abril de 1961, a Apae de Belo Horizonte atende, diretamente, a 400 pessoas com deficiência intelectual e múltipla, além de prestar apoio a suas famílias.

 

Ao longo de sua existência, a Apae de Belo Horizonte conseguiu avanços notáveis, tanto na melhoria de sua estrutura física, quanto na ampliação e aprimoramento dos serviços prestados. Atualmente, com foco nos princípios da Política de Atenção Integral e Integrada do Movimento Apaeano, a instituição presta serviços nas áreas de Assistência Social; Promoção da Saúde; Escola Especial Sofia Antipoff; Preparação para o Trabalho, Emprego e Renda; Envelhecimento Saudável; Autogestão, Autodefesa e Família; Agência Jurídica; Escola de Pais e Educação Para e Pelo Lazer, buscando sempre o desenvolvimento global e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual e múltipla e de suas famílias.  

                  

A Apae de Belo Horizonte investe de forma permanente na avaliação de suas ações, avançando no conhecimento sobre a realidade dos serviços prestados, o que permite fundamentação nas suas relações com o poder público, visando estabelecer parcerias responsáveis na prestação de serviços de relevante interesse social e fundamentar a participação permanente e efetiva de seus profissionais, autodefensores e familiares nos conselhos paritários e deliberativos de políticas públicas, exercendo o controle social, dialogando, debatendo e estruturando as redes sociais.

 

A Apae de Belo Horizonte faz parte de uma rede de mais de 2.000 Apaes no Brasil, sendo a rede do Estado de Minas Gerais a maior de todas, com 415 instituições. Os serviços prestados são totalmente gratuitos, o que obriga a entidade a promover de forma permanente a captação de recursos.