Atualize seu navegador!
Promoção da Saúde

Este programa objetiva promover a saúde da pessoa com deficiência intelectual e múltipla em todo seu ciclo de vida, viabilizando ações integradas de prevenção, de diagnóstico e de habilitação/realibilitação  que garantam seu desenvolvimento global por meio da estruturação de serviços ou de articulações com as políticas públicas do governo municipal, garantindo assim o desenvolvimento da atenção integral à saúde da pessoa com deficiência.

 

 

Avaliação Diagnóstica: realizada por uma equipe multidisciplinar com o objetivo de conhecer as necessidades da pessoa com deficiência intelectual e propor os apoios necessários para o  desenvolvimento de sua autonomia e independência

 

Intervenção Essencial: atendimento oferecido a crianças de 0 a 3 anos com o objetivo de prevenir e/ou minimizar  o risco de agravamento de sua deficiência e de favorecer seu desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo.  

 

Habilitação/Reabilitação: atendimentos clínicos individuais, realizados por uma equipe multidisciplinar, que promovem a melhoria da capacidade e do desempenho funcional da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, prevenindo ou atenuando possíveis atrasos no seu desenvolvimento e deformidades, e orientando suas famílias, visando a qualidade de vida.

Estes atendimentos são realizados por profissionais de psiquiatria, psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e fisioterapia respiratória.

 

Hidroterapia: fisioterapia aquática, que possui aspectos psicológicos, físicos e de recreação, utilizada para a melhoria das condições motoras da pessoa com deficiência.

 

Tecnologia Assistiva: acesso da pessoa com deficiência intelectual e múltipla aos recursos da informática para ampliar a capacidade de comunicação e favorecer a aprendizagem  e a comunicação da pessoa com deficiência intelectual e múltipla aprendizagem e a integração familiar.

 

Outras ações: por meio de atendimentos clínicos com utilização de música e de instrumentos de percussão como principais recursos terapêuticos, são desenvolvidas atividades que favorecem a interação social, a comunicação, a aprendizagem, o comportamento e a expressão de sentimentos, com vistas ao atendimento das necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas da pessoa com deficiência intelectual e múltipla.