Atualize seu navegador!
Monitoramento e Avaliação

MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO

 

 

 

 

1)      Objetivo Geral

 

Obter um diagnóstico dos serviços prestados pela APAE-BH nas diversas áreas, sob o ponto de vista da pessoa com deficiência intelectual e múltipla e de suas famílias. Deverá, também, ser levado em conta o Plano de Ação proposto e as ações efetivamente realizadas na entidade, buscando a melhoria constante da qualidade desses serviços.

 

2)      Objetivos Específicos

 

ülevar ao conhecimento dos usuários e de suas famílias informações precisas sobre a estrutura e o funcionamento da instituição;

üidentificar as necessidades dos usuários e de suas famílias;

üidentificar os pontos fortes e fracos na prestação de serviços, sob o ponto de vista dos usuários e de suas famílias;

üpromover reflexões junto aos profissionais da entidade sobre os itens acima;

übuscar, com determinação, uma prestação de serviços com a maior qualidade possível.

 

3)      Estratégias

 

Para que o trabalho de monitoramento e avaliação seja efetivo (eficiente e eficaz) serão realizadas 2 pesquisas gerais e 2 específicas (em cada Programa), por ano: uma no final do 1º semestre e outra no final do 2º semestre.

 

Serão pesquisados as famílias e os usuários (autodefensores e outros) que tenham condições de responder ao questionário e indicados pelos respectivos gerentes dos Programas.

 

Os questionários direcionados às famílias deverão ser aplicados por mães para evitar inibição e/ou constrangimento.

 

Os questionários das pesquisas específicas deverão ser aplicados pela Gerência de Planejamento, Monitoramento e Avaliação.

 

Através das análises das imagens serão monitorados os avanços alcançados no desenvolvimento global dos usuários.

 

4) Instrumentos

 

Para que este trabalho tenha o resultado desejado, serão utilizadas a foto etnografia, com fotos e/ou filmagens, e a aplicação de questionários.

 

A participação dos gerentes será essencial na realização das análises do material foto etnográfico, para que os relatórios resultantes dessas análises sejam consistentes, reflitam a realidade de cada grupo e tenham credibilidade.  Os registros de imagens deverão ser estrategicamente inseridos nos relatórios para apresentação à Presidência.

 

É de grande importância a elaboração cuidadosa das questões que comporão o questionário e a manipulação responsável e sigilosa das informações nele contidas.

 

Outro aspecto fundamental é o caráter sigiloso de todo este trabalho e a necessidade de extremo cuidado na divulgação de seus resultados.

 

5)      Resultados Esperados

 

Esperamos que, ao final de cada ano, seja apresentada a todos os gerentes uma avaliação dos trabalhos prestados pela entidade, do ponto de vista dos usuários e de seus familiares, visando à promoção de reflexões para que a qualidade dos serviços seja mantida e/ou melhorada.

 

Ao final de cada semestre, será feita a avaliação dos resultados alcançados com as intervenções realizadas visando ao desenvolvimento global das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

 

A expectativa é que este trabalho contribua para a transformação da APAE de Belo Horizonte numa entidade de referência nacional nos diversos níveis de apoio à pessoa com deficiência intelectual e a suas famílias.

 

Conteúdo relacionado