Atualize seu navegador!
Escola de Pais

A Escola de Pais é um programa da UNIAPAE-MG, que está em vigor na Apae de Belo Horizonte, e que consiste em encontros regulares de pais de pessoas com deficiência intelectual e múltipla, usuários da Apae. 

O objetivo desses encontros, que têm duração de um ano, é que por meio de aulas, debates, esclarecimentos e troca de experiências, os pais adquiram ampliação do conhecimento da deficiência dos filhos, do processo de seu desenvolvimento e de seus direitos.

Trata-se, portanto, da conscientização e formação desses indivíduos para que estejam cada vez mais preparados para lidar com sabedoria com os desafios que a vida lhes impôs. Como é uma proposta totalmente solidária, não há utilização de métodos autoritários nem impositivos e os pais, consequentemente se aproximarão mais da Apae e compreenderão que somente dessa forma será possível obter a educação e os direitos que já estão garantidos para seus filhos.

A Escola de Pais é coordenada pela Uniapae-mg, braço técnico de produção de conhecimento da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais e foi idealizada pelo presidente Eduardo Barbosa. Segundo ele, a Escola de Pais compreende uma proposta que enriquece os pais em sua autonomia, capacitando-os na busca dos recursos de fora do sistema familiar para a defesa dos direitos de seus filhos com deficiência.