Atualize seu navegador!
Educação para e pelo lazer

Este programa proporciona vivências sociais e culturais, bem como o desenvolvimento da pessoa com deficiência intelectual, através da arte, esporte, competências, habilidades e atitudes para melhoria do aprendizado, qualidade de vida e exercício da cidadania. As técnicas das áreas da pedagogia, psicologia, assistência social, que inclui, experimentação, animação, criatividade, aulas teóricas e práticas, orientação e aconselhamento são utilizadas de forma sistemática, pelos profissionais de música, percussão, dança, educação física e voluntários, que investem para a independência emocional e social.

             A metodologia utilizada são atividades de sondagem das habilidades, movimentos e  possibilidades, para posteriormente formar grupos conforme o interesse individual,  suas possibilidades e limitações. As atividades artísticas, esportivas e recreativas, jogos, dinâmicas e brincadeiras, associadas ás aulas teóricas e exercícios práticos em conjunto com a apreciação de shows, espetáculos, e diversos eventos da cultura popular; contribuem para o sucesso do programa.

           O processo de aprendizagem inicia pelo mais simples para o mais complexos, mediante incentivo, apoio e instruções, onde a informação chega por diferentes canais sensoriais (orientação verbal, visual e gestual), combinando diferentes sistemas de comunicação.

           Os instrumentos de avaliação ocorrem através do registro foto etnográfico, portfólio, relatórios coletivos e individual, relatos de familiares e profissionais envolvidos e auto-avaliação, Sua avaliação é feita semestral, percebendo os impactos e transformações emocionais, afetiva, cognitiva, motora, criativa, familiar, social e cultural.

        O publico contemplado são os alunos dos programas Núcleo Emprego Trabalho e Renda, Núcleo Artístico, familiares, artistas, atletas e a comunidade de Santa Tereza São formados cinco grupos de até dez pessoas, no período de três vezes por semana com duas horas de atividades para cada grupo.

As oficinas que desenvolvem este trabalho são:

Animação cognitiva e lúdica

Oficina ministrada por professor de educação física e música, com vivência e iniciação artística e esportiva, estimula os participantes a observar, experimentar e explorar materiais e técnicas artísticas e esportivas, bem como, interagir com atividades recreativas e culturais

 

Animação física e corporal

Oficina ministrada por professor de educação física e dança.Aprendizagem através de jogos, brincadeiras rítmicas e atividades corporais, explorando o desenvolvimento do potencial criativo, artístico e esportivo.

 

Animação comunicativa

Oficina ministrada pelos professores de música e percussão. Aprendizagem através da musica e teatro, explorando o desenvolvimento da linguagem, expressão e  comunicação.

Animação comunitária

Oficina ministrada pelos professores de educação física e percussão. Possui atividades de interação familiar e comunitária, ligada a questões culturais, sociais e intersubjetivas.

Animação plástica

Oficina ministrada pelo professor de percussão e de dança. Atividades de artes plásticas, pintura e desenho, para ampliar a criatividade. São criados cenários, instrumentos musicais, jogos, figurinos, etc. Participam alunos, familiares e pessoas da comunidade. 

Conteúdo relacionado