Atualize seu navegador!
Assistencia Social

Na Assistência Social desenvolve as seguintes ações:

  • Serviço Social: envolve ações desenvolvidas pelas assistentes sociais de acolhimento, avaliação e monitoramento das famílias dos usuários atendidos na Apae de Belo Horizonte.
  • Programa de Autogestão, Autodefesa e Família: desenvolvido com as pessoas com deficiência intelectual na Escola de Formação de Autodefensores e com as famílias na Escola de Pais para que seus objetivos, aspirações e direitos sejam inseridos na pauta das reivindicações da sociedade.
  • Programa de Educação Para e Pelo Lazer:  proporciona aos participantes com deficiência intelectual , seja ele, jovem, adulto ou em processo de envelhecimento, vivências sociais e culturais, bem como, desenvolve, através da arte, competências, habilidades e atitudes  que melhoram sua autonomia, qualidade de vida e o  exercício da cidadania.
  • Programa Trabalho, Emprego e Renda: consiste fundamentalmente em desenvolver as habilidades necessárias ao desempenho de uma tarefa por meio de atividades práticas em oficinas, fazendo com que o usuário possa executar e produzir um determinado trabalho com qualidade, produtividade e responsabilidade de acordo com as demandas do mercado.
  • Programa Casa Lar : desenvolvido pela Apae de Belo Horizonte, desde de 1997, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, que oferece acolhimento para 55 moradores com deficiência intelectual, da extinta FEBEM, em nove casas inseridas na comunidade.  É um programa que se preocupa com o sujeito, sua singularidade, história, cultura e vida cotidiana, favorecendo o seu protagonismo, sua autonomia e a sua inclusão comunitária.
  • Agência Jurídica: promove a garantia dos direitos civis, políticos e sociais, às pessoas com deficiência intelectual e seus familiares, tendo como principal objetivo a posição das pessoas como agentes ativos na luta e  conquista de seus direitos.

Atua diretamente com pessoas com deficiência intelectual e seus familiares contando com profissionais do campo do direito, serviço social e psicologia.

 

Conteúdo relacionado